terça-feira, 25 de maio de 2010

Educação empreendedora: necessidade a ser suprida desde cedo

Um país não precisa só de boas condições econômicas e estímulo para desenvolver iniciativas empreendedoras. Apesar de serem essenciais para o sucesso de qualquer negócio, estas são características complementares a algo que deve ser muito anterior: a educação empreendedora.

Países desenvolvidos beneficiam-se não só de suas condições privilegiadas no cenário internacional, mas também de cidadãos que desde cedo estão condicionados a pensar de maneira proativa. De fato, o cenário é mais favorável quando a burocracia é reduzida e o empreendedor tem fortes estímulos para tocar seu negócio. Podemos desconfiar, portanto, que a propensão de um norte-americano ou europeu a investir no próprio negócio esteja atrelada a esses requisitos, mas você já parou para pensar até que ponto uma condição é influenciada pela outra?

Sabemos que o peso do empreendedorismo e do e-commerce na economia de um país é crescente e, consequentemente, a importância que as administrações públicas dão a esse setor dia após dia. Isso resulta em políticas favoráveis ao desenvolvimento de novos negócios e ao estabelecimento de iniciativas de menor porte com mais segurança, como já se observa no Brasil.

Paralelamente, é satisfatório notar como surgem a cada instante notícias de municípios que colocam em pauta a necessidade do ensino empreendedor nas escolas de suas regiões, com o intuito de condicionar crianças e adolescentes a crescerem com um pensamento diferente, cada vez mais preparadas para encarar os desafios de um empreendimento ou, ainda, de chegarem ao mercado de trabalho capazes de contribuir para a mudança e o aperfeiçoamento de processos estabelecidos e que podem ser melhorados.

Lutar pelo condicionamento de nossos jovens à cultura empreendedora, além de uma atitude visionária, é a certeza de bons resultados a serem obtidos no médio prazo. Quando crescemos acostumados a uma realidade que incentiva a atitude, estamos mais preparados para encarar os desafios e conscientes para saber que essa batalha vale a pena tanto para o sucesso pessoal quanto do país, que se beneficia de cidadãos que crescem e fazem crescer.

São louváveis as preocupações de administradores que prezam por essa formação, devendo servir de exemplo para que deixem de ser ações isoladas e passem a figurar nos currículos de todas as escolas, públicas e privadas. O país certamente agradecerá!

Fonte:cooperblog.com.br/blog/materias/educacao-empreendedora-necessidade-a-ser-suprida-desde-cedo/

1 comentários:

Caixa de Sonar disse...

Nossa...Adorei o blog Muito bom! Continue assim :D
Lucas.

Postar um comentário